Inovações tecnológicas são destaque em livro sobre estratégia e competitividade empresarial
Inovações tecnológicas são destaque em livro sobre estratégia e competitividade empresarial
A aposta em novas tecnologias como principal fator estratégico para competitividade empresarial e geração de valor. Estas características foram apresentadas no livro "Estratégia e Competitividade Empresarial - Inovação e criação de valor", que acaba de ser lançado pela Editora Saraiva.
Na obra, os autores Luiz Carlos Di Serio e Marcos Augusto de Vasconcellos apontam como estudo de caso as inovações implementadas pela Burti, empresa brasileira com soluções de impressão e tecnologia para o mercado mundial de marketing.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Di Serio apresenta o case Burti aos seus alunos há mais de 12 anos, sendo que a primeira análise foi publicada em 199. Tudo começou com o estudo do lançamento do TransBurti, serviço que disponibiliza uma rede de transmissão de dados em alta velocidade, via microondas, interligando a empresa, seus clientes (agências de publicidade) e as empresas de mídia impressa (jornais e revistas).
O TransBurti foi a primeira rede do setor privado com essa tecnologia, em 1995, anos antes da banda larga ser utilizada em grande escala no meio corporativo. Esta inovação proporcionou uma ruptura com o modelo conhecido até então, configurando um novo cenário logístico para o tráfego de voz, dados e imagens entre a empresa e seus clientes.
Outros marcos somente possíveis por meio da aposta em tecnologia são citados pelo docente no case Burti, como a impressão de materiais promocionais para agências dos Estados Unidos, com início em 2005. O livro também destaca as inovações mais recentes da Burti, como o lançamento dos estúdios BurtiHD (2007), que reúne toda a tecnologia necessária para o ciclo de criação de imagens para campanhas publicitárias, além do desenvolvimento do sistema VOTO (2008), que permite às agências publicitárias a gestão de ativos digitais e do fluxo de trabalho.
Segundo Di Serio, inovações como o TransBurti são radicais à medida que permite um novo modelo de negócios, configurando mudança revolucionária. "Nas inovações da Burti é possível identificar claramente níveis revolucionários no âmbito corporativo, como o uso da tecnologia para reengenharia de processos, da rede de negócios e redefinição do escopo de negócios", detalha o professor. "Essas evoluções permitiram a transição do mundo físico para o virtual, integrando processos para que os clientes participem no desenvolvimento dos produtos, customizando os serviços."
Além da Burti, o livro apresenta casos das empresas Natura, Marcopolo e do Centro de Diagnóstico Fleury para embasar o conteúdo teórico.
Leia mais






