Iniciativa disponibiliza auxílio em dinheiro para combate à desinformação sobre coronavírus

A Rede Internacional de Fact-Checking (IFCN) e o Facebook fizeram parceria para apoiar a comunidade de checadores

Atualizado em 27/03/2020 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

que trabalha no combate à desinformação relacionada ao COVID-19.

O fundo disponibiliza o benefício de até US$50.000 para iniciativas de checagem de informações sobre o coronavírus. Os interessados podem enviar propostas até 01 de abril.
“A comunidade de checadores trabalha muito, dia e noite, desde janeiro, para apontar falsidades sobre o novo coronavírus. As plataformas de mídia social têm a responsabilidade de combater esse tipo de informação incorreta; é ótimo ver que o Facebook está disposto a apoiar a CoronaVirusFacts Alliance ”, disse Cristina Tardáguila, diretora associada da IFCN e coordenadora do projeto colaborativo COVID-19.

Crédito:Divulgação IFCN

O orçamento será distribuído como doações instantâneas com base em propostas aprovadas, incluindo, entre outras, as atividades abaixo: - Tradução de verificações factuais de idiomas nativos para diferentes idiomas. - Produção multimídia (vídeos, infográficos, podcasts) sobre COVID-19. - Trabalhando com especialistas em saúde para cobertura científica e baseada em evidências. - Iniciativas de desenvolvimento de público-alvo que usam formatos inovadores, como comunicação offline ou interativa, para alcançar melhor as pessoas com informações confiáveis. - Verificadores de fatos que apoiam autoridades públicas com informações confiáveis para melhor comunicação sobre o COVID-19.

Inscrição O prazo para os projetos propostos não deve exceder seis meses. Cada candidato pode enviar até duas propostas e cada proposta pode se concentrar em uma ou mais categorias de atividades descritas acima.

A comunidade de checadores pode se inscrever através deste . Os aplicativos estão abertos apenas para as unidades de checagem que são membros ativos da aliança #CoronaVirusFacts e para os signatários verificados da IFCN .

#CoronaVirusFacts Desde janeiro, a IFCN, com sede no Instituto Poynter, coordena a Aliança #CoronaVirusFacts, com mais de 100 checadores em pelo menos 45 países. A parceria ampliará esse trabalho e melhorará seu alcance.