Ingrid Betancourt fala em rádio francesa para reféns que permanecem em poder das Farc

Ingrid Betancourt fala em rádio francesa para reféns que permanecem em poder das Farc

Atualizado em 07/07/2008 às 10:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A ex-refém das Farc, Ingrid Betancourt, resgatada na última quarta-feira (2), após seis anos e meio em cativeiro dentro da selva colombiana, falou, em Paris, para os reféns que ainda se encontram nas mãos da guerrilha e falará novamente para eles nesta segunda-feira (7).

A franco-colombiana concedeu entrevista à rádio Caracol, da Colômbia, que criou um programa destinado aos reféns, chamado "Voces del secuestros" (A Voz dos Sequestrados). Aos antigos companheiros, ela disse que a "a liberdade chegará em breve".

Ingrid falará novamente na Radio France Internationale, nesta segunda (7). Esta rádio foi a que colocou sua transmissão em espanhol à disposição de Mélanie e Lorenzo, seus filhos, que enviavam recados para sua mãe toda segunda, quarta e sexta-feira às 5h10 (horário colombiano).

"Ingrid Betancourt escolheu a RFI para enviar uma mensagem de apoio para aqueles que continuam presos na selva colombiana", anunciou a rádio. Ela falará em espanhol e depois em francês.

Após o resgate, Betancourt confirmou que a rádio é o único contato dos prisioneiros das Farc com o mundo exterior.

Os reféns somam centenas, podendo chegar a milhares, segundo fontes. Alguns já estão presos há mais de uma década pelo movimento que se armou nos 1960.

O presidente francês Nicolas Sarcozy, pressionado por Ingrid Betancourt, assegurou, na última sexta-feira (4), que a França fará o possível para libertar estes reféns e reiterou que seu país vai acolher os membros da guerrilha colombiana que escolherem deixar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, uma proposta controversa.

Com informações da Reuters

Foto: Divulgação

Leia Mais