"Infraero pode se tornar uma empresa de capital aberto", afirma Sérgio Guadenzi

"Infraero pode se tornar uma empresa de capital aberto", afirma Sérgio Guadenzi

Atualizado em 12/08/2008 às 16:08, por Julia Baptista/Redação Revista IMPRENSA.

Por

Nesta terça-feira (12), o presidente da Infraero, Sérgio Guadenzi, disse que a empresa poderá abrir seu capital para acionistas. Segundo ele, foi encaminhado ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) um estudo sobre a possibilidade de transformar a Infraero em uma empresa de capital aberto. O resultado do trabalho deve ficar pronto em um ano. Caso isso aconteça, "a fiscalização seria mais eficaz do que é hoje", comparou.

Guadenzi falou para um grupo de jornalistas e assessores de imprensa durante o encontro "No céu, os aviões; no chão, as redações", promovido pela Imprensa Editorial, em que foi divulgada a pesquisa "Crise aérea nas opiniões da imprensa", realizada pela agência de comunicação Mídia B.

O estudo teve o objetivo de analisar a cobertura jornalística sobre a crise aérea - que foi desencadeada com a queda do vôo 1902, da Gol, no Mato Grosso, em setembro de 2006 -, analisando os jornais Folha de S.Paulo , O Estado de S. Paulo , O Globo , Correio Braziliense e a revista Veja .

A pesquisa ponderou as seções "Cartas do Leitor", "Colunas", "Editoriais", "Artigos", 'Notas" e "Comentários" dos jornais. Cerca de 30 mil reportagens e artigos, com destaque para os espaços de opinião no noticiário, foram lidos e avaliados. De acordo com os resultados, os espaços dedicados aos leitores foram os mais críticos em relação ao comportamento do governo e das companhias aéreas. Em seguida, vieram os colunistas e editorialistas dos jornais.

Outra questão levantada por Guadenzi foi a da transparência. Pesquisa realizada em 2007 pela Infraero apontou que 39% dos 12.851 entrevistados em aeroportos brasileiros consideram a empresa transparente. "Estamos falhando na transparência. É um ponto no qual não podemos falhar", ressaltou o presidente da Infraero.

Foto: Marcello Casal/ABr

Leia mais