Informações reveladas por Snowden continuarão a ser publicadas no WikiLeaks

No último domingo (30/6), o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, garantiu que, independentemente do que acontecer com Edward Snowden, ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos, as informações sobre os programas de vigilância norte-americanos continuarão a ser publicadas.

Atualizado em 01/07/2013 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

fundador do WikiLeaks, Julian Assange, garantiu que, independentemente do que acontecer com Edward Snowden, ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos, as informações sobre os programas de vigilância norte-americanos continuarão a ser publicadas.

Crédito:Reprodução Assange garantiu que denúncias de Snowden continuarão publicadas no Wikileaks
Segundo a Reuters, apesar de os EUA terem revogado o passaporte de Snowden, Assange afirmou que a medida não impedirá que os dados secretos obtidos pelo ex-agente venham a público.

Em entrevista ao programa "This Week", da ABC, o fundador do WikiLeaks disse: "Veja, não há como parar o processo de publicação nesse estágio". E completou: "Grande cuidado foi tomado para garantir que o sr. Snowden não pode ser pressionado por qualquer governo a interromper o processo de publicação".

Questionado se o WikiLeaks detinha os arquivos, Assange não respondeu diretamente.

Glenn Greenwald, jornalista do The Guardia n que publicou pela primeira vez as informações obtidas por Snowden, disse, na última semana, que o ex-funcionário da CIA havia feito cópias codificadas de seus arquivos e distribuído-as caso algo acontecesse com ele.

O jornalista também contou ao The Daily Beast que as pessoas que detêm esses arquivos "não conseguem acessá-los porque eles são altamente codificados e não têm as senhas".

No entanto, Greenwald afirmou que "se qualquer coisa acontecer com Edward Snowden, ele me disse que tomou medidas para que eles tenham acesso a todos os arquivos".