Indústria do cinema acusa RealNetworks de favorecer pirataria
Indústria do cinema acusa RealNetworks de favorecer pirataria
A Associação de Cinema dos Estados Unidos (da sigla em inglês MPAA) entrou com processo, na última terça-feira (30), contra a RealNetworks, provedora de serviços e softwares para Internet, por vender um novo produto que ajuda consumidores a copiarem DVDs.
Os estúdios cinematográficos alegaram que tal atividade é ilegal e prejudica o mercado, pedindo para na Justiça uma ordem temporária que impeça sua venda. Batizado de RealDVD, software da RealNetworks Home Entertainment, subsidiária da RealNetworks, o produto permite a criação de uma cópia do DVD em discos rígidos móveis ou de computadores. "O RealDVD da RealNetworks deveria se chamar StealDVD [RoubaDVD]", disse Greg Goeckner, vice-presidente e conselhereiro geral da MPAA em comunicado.
Goeckner, que representa a associação que concentra os maiores estúdios de TV e de cinema de Hollywood, acrescentou que "a RealNetworks sabe que o seu software infringe a lei e enfraquece a colaboração que está se fortalecendo entre produtores de cinema e a comunidade de tecnologia".
De acordo com a agência Reuters, a empresa afirma, em resposta, que o produto possui criptografia integrada para proibir roubo ou compartilhamento de cópias de DVD. "Estamos desapontados com o fato de a indústria de cinema estar seguindo a indústria de música e tentando paralisar os avanços da tecnologia, em vez de adotar mudanças que oferecem mais valor e flexibilidade às compras dos consumidores", afirmou a fabricante do RealDVD.
Leia mais
-
-






