Indonésia pretende bloquear serviços do Blackberry

Indonésia pretende bloquear serviços do Blackberry

Atualizado em 05/08/2010 às 13:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O governo da Indonésia planeja bloquear os serviços do Blackberry no país, alegando que eles representariam "risco à segurança nacional". O porta-voz do Ministério da Comunicação, Gatot Dewabroto, informou que os dados enviados pelo aparelho "podem ser interceptados e lidos por terceiros fora do país", podendo ser usados por espiões ou criminosos.

De acordo com informações do Centro de Mídia Brasil-Israel, a ameaça de bloqueio aos serviços do smartphone poderia ser uma estratégia usada pelo governo para pressionar o fabricante do Blackberry a fornecer dados sobre os usuários do produto. Para a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a Indonésia estaria tentando censurar e monitorar os cidadãos.

A Arábia Saudita determinou que as operadoras de telefonia do país interrompam os serviços do aparelho na próxima sexta-feira (06), e o governo dos Emirados Árabes Unidos também reforçou a suposta ameaça à segurança nacional e aos "valores sociais" do produto e estuda a proibição da troca de e-mails e mensagens instantâneas pelo aparelho no país.

Leia mais

-