Indonésia pede ajuda de hackers para encontrar responsáveis por atentados

Indonésia pede ajuda de hackers para encontrar responsáveis por atentados

Atualizado em 31/07/2009 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A polícia da Indonésia solicitou ajuda dos hackers do país para que sejam identificados os supostos terroristas que reivindicaram, através da Internet, os atentados do último dia 17, na capital Jacarta, em que nove pessoas morreram e pelos menos cinquenta ficaram feridas.

Segundo informa a agência de notícias Efe, uma equipe especial contra crimes cibernéticos já faz um trabalho de rastreamento na rede com intenção de encontrar os responsáveis, mas, de acordo com a porta-voz do grupo, Nanan Soekarma, qualquer cidadão que se junte aos trabalhos será bem-vindo.

"Há muitos bons hackers na Indonésia. Por favor, demonstrem que podem contribuir para defender nosso povo e nosso país, e nos ajudem a encontrar essa gente", pediu.

No último domingo (26), o atentado foi assumido por um suposto grupo radical autoproclamado como "braço da Al Qaeda na Indonésia" em uma mensagem publicada em um blog.

A veracidade do comunicado, assinado em árabe e indonésio por "Abu Muawwidz Nour Din bin Muhammad Top", ainda não foi confirmada pela polícia local. O nome do suposto autor do ataque, ainda segundo a Efe, é similar ao do malaioa Noordin Mohammed Top, o terrorista mais procurado do Sudeste Asiático.

O suposto autor elogia os dois terroristas suicidas que agiram nos hotéis como "irmãos na guerra santa" e classifica as vítimas de "seguidores da América e ladrões dos valores muçulmanos" na Indonésia.

Leia mais