Indícios de assédio judicial levam entidades a dar apoio a jornalistas processados no MT
A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) publicou em seu site uma matéria sobre dois supostos casos de assédio judicial contra jornalistas envolvendo o governador do Mato Grosso Mauro Mendes.
Atualizado em 01/02/2023 às 11:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
No primeiro deles, o jornalista Rogério Florentino, de Cuiabá (MT), tornou-se alvo de ação criminal movida pelo empresário Pedro Eugênio Gomes Procópio da Silva, que atua no setor da mineração. A ação foi movida após a publicação no site Conexão MT da reportagem “Governador estuda fechar acordo com empresário investigado pela PF”. Crédito: Secom-MT Mauro Mendes, governador do Mato Grosso A peça acusatória sustenta que a matéria é injuriosa e causou dano moral ao empresário. O jornalista pode ser condenado pelo crime de injúria.
A reportagem que provocou a ação baseia-se em uma reunião entre o empresário e o governador Mauro Mendes. O texto traz ainda informações sobre processos judiciais envolvendo o empresário, além de destacar sua relação com o governador.
Segundo a assessoria do empresário, ele não é investigado pela Polícia Federal. Por sua vez, o jornalista alega que a matéria foi baseada em documentos públicos obtidos de processo judicial e de bancos de dados públicos como o da Receita Federal.
Devido aos indícios de assédio e perseguição, o jornalista Rogério Florentino passou a integrar a Rede de Proteção aos Jornalistas do Instituto Vladimir Herzog.
De acordo com a Abraji, o advogado do empresário Pedro Procópio também representa o governador Mauro Mendes em diversas ações, incluindo as movidas contra o jornalista Alexandre Aprá, que também atua no Mato Grosso.
Dono do site cuiabano Isso É Notícia, Aprá seria alvo de processos movidos pelo político, por sua esposa e por diferentes agentes públicos de seu governo. O caso chegou à Abraji, que incluiu o profissional de imprensa em seu Programa de Proteção Legal para Jornalistas e passou a custear os gastos com sua defesa.





