“Indianapolis Star” retira charge sobre imigração nos EUA considerada racista

Cartoon mostra um pai branco infeliz falando para a sua família: “Graças ao decreto de imigração, temos convidados extras neste feriado”.

Atualizado em 24/11/2014 às 17:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Um jornal norte-americano causou polêmica ao publicar uma charge sobre a imigração norte-americana. O tema está em alta no país, desde que o presidente Barack Obama divulgou um decreto flexibilizando as restrições aos imigrantes. A medida foi retratada pelo artista Gary Varvel, que mostra um pai branco infeliz falando para a sua família que teriam "novos convidados" no dia de Ação de Graças.
Crédito:Reprodução/Twitter A charge foi tirada do site do jornal após reclamações dos leitores
Segundo New York Times , o desenho foi removido do site do The Indianapolis Star após leitores reclamarem que o conteúdo tinha conotação racista. A imagem descrevia pessoas latinas como imigrantes escalando uma janela para poder jantar com americanos neste feriado. O editor-executivo da companhia, Jeff Taylor, que o desenho não deveria ter sido publicado. Nela, um homem afirma que “graças ao decreto de imigração do presidente, vamos ter convidados extras”. Taylor disse que se sentiu desconfortável quando viu a peça no portal do diário.
No entanto, os demais editores decidiram deixar a imagem disponível na internet para lerem os comentários dos leitores e também “porque o material não pode nunca ser eliminado, uma vez que está circulando na web”. A decisão durou até o último sábado (22/11), quando a charge foi retirada.
"Essa ação não é um comentário sobre a questão de imigração ilegal ou uma afirmação sobre o direito de Gary expressar suas fortes opiniões. Nós encorajamos e apoiamos visões diversas. Mas a representação, neste caso, era inadequada; seu ponto devia ter sido expresso de outra forma”, diz.
“Ele pretendia ilustrar a visão de alguns conservadores e outros sobre o decreto de presidente, que pode encorajar mais pessoas a entrar no país de forma ilegal”, acrescenta. Varvel é o cartunista que ocupa o espaço de opinião do jornal desde 1994 e seus desenhos são distribuídos nacionalmente através do Sindicato dos Criadores, (Creators Syndicate, título original da entidade).
A imagem original foi publicada em sua página no na noite do último domingo (23/11). Ele, porém, não respondeu aos comentários sobre o episódio. Na semana passada, ele publicou diversas tirinhas em resposta às ações de Obama sobre a questão imigratória, que deve conceder proteção contra deportação para até cinco milhões de pessoas com situação ilegal.
Um cartoon, por exemplo, mostrava um carro que conduzia o presidente norte-americano à constituição do país. Outra retratava Obama vestido de rei, fazendo menção à decisão deste de agir por conta própria. O cartunista já foi criticado por repórteres do The Indianapolis Star em 1999.
Na ocasião, ele ilustrou os convites para um evento que arrecadou direito para o candidato republicano a prefeito, e os chefes da publicação consideraram que o desenho era inapropriado. Questionado à época, Varvel disse que cometeu um "erro estúpido" e pensou que o esboço seria disponibilizado em uma festa de aniversário e não em um evento político daquela natureza.