Imprensa vai contra Casa Branca e publica informação sobre desaparecido no Irã

A agência Associated Press e o Washington Post noticiaram que o americano Robert Levinson, desaparecido no Irã em 2007, estava em missão para a CIA, central de espionagem dos Estados Unidos, diferentemente do que informara a Casa Branca.

Atualizado em 16/12/2013 às 15:12, por Redação Portal IMPRENSA.

De acordo com o governo, ele estava em uma viagem de negócios.
Crédito:Reprodução Segundo imprensa, Levinson era agente do FBI
Levinson, que é agente aposentado do FBI, teria sido recrutado por uma equipe de analistas da CIA para recolher dados de inteligência, violando as regras da agência. Segundo a Zero Hora , o secretário John Kerry declarou, no último domingo (15/12), que os EUA não abandonaram o profissional.
Em entrevista ao programa “This Week”, Kerry afirmou que só não houve progresso no sentido de que não o trouxeram de volta. “Mas sugerir que nós o abandonamos ou que alguém o abandonou é simplesmente incorreto e não ajuda”, disse.
“Eu pessoalmente levantei a questão não apenas no mais alto nível em que estou envolvido mas também por meio de outros intermediários”, informou.
A AP diz ter aceitado adiar a publicação da notícia em três ocasiões, diante da alegação de que havia pistas promissoras para o regresso de Levinson em segurança. Mas, em meio ao fracasso dos esforços para encontrar e libertar Levinson, a agência resolveu divulgar a informação.