"Imprensa quer condenar antes de o processo acontecer corretamente", diz Lula

"Imprensa quer condenar antes de o processo acontecer corretamente", diz Lula

Atualizado em 22/07/2009 às 12:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Na manhã desta quarta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a imprensa pela cobertura dos assuntos de teor público. Em cerimônia de posse do novo procurador geral da República, Roberto Gurgel, Lula afirmou que os jornais realizam julgamento prévio, ausentando-se de imparcialidade.

"Você tem duas possibilidades. Você pode engavetar o processo, você pode aceitar pressão do Poder Legislativo, você pode aceitar pressão do Poder Executivo, você pode aceitar pressão da imprensa - que às vezes quer condenar antes do processo ser feito corretamente", disse Lula.

Na ocasião, o presidente aconselhou o novo procurador a se basear apenas na pressão regida pela Constituição, e não levar em conta informações publicadas em periódicos.

"Você tem vários campos de pressão que você pode ceder, mas a única coisa que dará tranqüilidade a alguém que tem poder de procurador da República e dos membros da Procuradoria é ter como único fator de pressão as garantias constitucionais para fazer as investigações. Caso contrário, estaremos absolvendo culpados e condenando inocentes", afirmou Lula.

Segundo informa o jornal O Globo , Lula garantiu a Gurgel que o governo não criará dificuldades ou barreiras nas investigações do Ministério Público, embora peça para que a biografia do investigado seja levada em conta.

Leia Mais

-

-