Imprensa oficial lança livro sobre o partido nazista em São Paulo
Imprensa oficial lança livro sobre o partido nazista em São Paulo
A repressão policial ao Partido Nazista no Estado de São Paulo e aos alemães suspeitos de adesão ao nazismo durante o Estado Novo (1937-1945) é o tema de "Caça às Suásticas", livro da historiadora Ana Maria Dietrich, uma co-edição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Associação Editorial Humanitas e Fapesp.
O livro integra a "Coleção Histórias da Repressão e da Resistência", coordenada por Maria Luiza Tucci Carneiro, e sei lançamento acontece na próxima quarta-feira (14), às 19h, na Livraria da Vila da Casa do Saber, com a presença da autora.
A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado apresentada em 2001 ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A primeira contribuição da pesquisa de Ana Maria Dietrich, baseada em documentos do Arquivo da Delegacia de Ordem Política e Social de São Paulo, que foi aberto em 1994, é trazer à luz a própria existência do Partido Nazista em São Paulo.
Outra revelação importante é que o Partido Nazista de São Paulo era o maior do Brasil, superando os três estados do Sul, pois São Paulo contava com o maior número de alemães natos, que emigraram para o Brasil depois da crise da República de Weimar (1919-1933). Isso justifica porque a pesquisa foi feita em torno dos arquivos do DOPS/SP.
"Pioneira, a pesquisa de Ana Maria Dietrich é do maior interesse, pois revela e analisa fatos até então desconhecidos. A obra traz novos dados que permitem ampliar nosso conhecimento sobre o período do Estado Novo, o funcionamento de suas instituições repressivas e suas contradições políticas", comenta Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Serviço:
"Caça às Suásticas - O partido nazista em São Paulo sob a mira da polícia política"
Ana Maria Dietrich
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Associação Editorial Humanitas e Fapesp
388 págs.
R$ 40,00






