Imprensa Oficial lança fotobiografia de Clarice Lispector
Imprensa Oficial lança fotobiografia de Clarice Lispector
Reservada e em constante desajuste com o mundo, Clarice Lispector (1920-1977) destacou-se pela inventividade de sua escrita e pelo modo anticonvencional de organizar a narrativa. Estruturada de maneira cronológica por Nádia Battella Gotlib - professora da USP e reconhecida como uma das maiores especialistas na obra de Clarice Lispector - uma fotobiografia da autora será lançada na próxima terça-feira (15), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.
Ucraniana de Tchechelnik, Clarice chegou ao Brasil em março de 1922, com os pais e as duas irmãs, fugindo da guerra civil que assolava a Ucrânia. A família instalou-se inicialmente em Maceió; pouco tempo depois mudou para o Recife e em 1935 fixou-se definitivamente no Rio de Janeiro, onde Clarice formou-se em Direito.
"As 800 imagens - grande parte delas ainda inéditas - registram momentos desse percurso de vida acidentado, marcado por sucessivos deslocamentos, desde a viagem de exílio da família, quando nasce a filha caçula, Clarice, que parece continuar sempre à procura de um lugar, com a sensação de 'não pertencer' a lugar nenhum", afirma Nádia Battella Gotlib.
Além das fotografias, o material reunido traz anotações, trechos manuscritos de obras, documentos pessoais, cartas que Clarice escreveu e recebeu, capas de seus livros, de livros que leu e traduziu, depoimentos de parentes e amigos, reproduções fac similares de entrevistas que fez e concedeu, pinturas de sua autoria, retratos dela feitos por pintores como Giorgio de Chirico, Carlos Scliar e Dimitri Ismailovitch - e até o fac símile de seu primeiro conto publicado, O triunfo, que saiu na revista "Pan", em 1940.
"Ao montar essa narrativa, de caráter documental, procurei descrever as situações presentes nas imagens (fotos e documentos) com legendas concisas, acrescentando informações complementares na parte final do livro, intitulada 'Comentários'. Quando a 'história' exigia, transcrevi breves textos, de Elisa Lispector, de outros autores, e, principalmente, de Clarice Lispector. No final, incluí uma 'Cronologia' detalhada, com informações adicionais. E uma 'Bibliografia' de Clarice, a mais completa que consegui, além de uma bibliografia sobre Clarice, esta, sucinta, mais diretamente ligada aos objetivos do livro", diz a autora.
Nádia Battella Gotlib espera que o livro esclareça aspectos referentes à história da produção literária e jornalística de Clarice. "Sua produção é, a certa altura, chamada por ela mesma de 'pulsações', e está pautada pelo questionamento de valores, desconstrução de regras e certezas, movida pelo desejo dramático de narrar aquilo que, no fundo, constata ser inenarrável", finaliza.
Serviço: "Clarice Fotobiografia", de Nádia Battella Gotlib
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Edusp
656 págs.
R$ 90,00






