Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lança livro sobre Fundação Seade

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lança livro sobre Fundação Seade

Atualizado em 17/11/2008 às 18:11, por Redação Portal IMPRENSA.

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) lançaram nesta segunda-feira (17) o livro "Seade - Uma história exemplar". Escrita por Shozo Motoyama, Renato Teixeira Vargas e Maria Cecília Comegno, a obra mostra a história do Seade, que ao longo dos últimos 30 anos armazenou um detalhado banco de dados sobre todas as regiões e municípios do estado de São Paulo.

Vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, o Seade é um dos mais especializados centros nacionais de produção e disseminação de pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Descendente da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, criada em 1892, transformou-se em fundação em dezembro de 1978 depois do decreto assinado pelo então governador Paulo Egydio Martins.

Para contar a história da fundação, os autores apresentam informações históricas a partir da São Paulo dos tempos coloniais e mostram que desde o início houve a tentativa de organizar as informações econômicas e administrativas em São Paulo. Contavam-se os índios a pedido dos jesuítas; os párocos eram responsáveis pelos registros de nascimento, casamento e óbitos; a entrada dos imigrantes no país era acompanhada, assim como o movimento bancário. Já em 1765, Morgado de Mateus, governador da Capitania de São Paulo, expediu, de Santos, uma ordem para a execução de um censo na capitania - aquele que marcaria o início da demografia oficial em São
Paulo.

"Nesses 30 anos e apesar de todas as dificuldades vividas, a Fundação Seade nunca perdeu de vista o seu objetivo de democratizar a informação e garantir a transparência dos dados os mais diversos sobre São Paulo. Ajudar a contar essa história traz muito orgulho à Imprensa Oficial, que compartilha dessas mesmas idéias", comentou Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A obra, de 388 páginas, traz ainda imagens, gráficos antigos como o que mostra o total do movimento bancário de 1900 a 1938 ou as mais de 12 mil mortes por gripe espanhola em 1918, recortes de jornais atestando a credibilidade dos dados fornecidos pela fundação, a Lei nº 1866, de 4 de dezembro de 1978 autorizando o Poder Executivo a instituir a Fundação Seade, e a relação de todos os diretores do órgão e das atividades desenvolvidas.