Imprensa oficial chinesa pede esforço dos países ricos no combate ao aquecimento global
Imprensa oficial chinesa pede esforço dos países ricos no combate ao aquecimento global
A imprensa oficial chinesa pediu, nesta segunda-feira (7), esforço dos países ricos para auxiliarem as nações em desenvolvimento a combater o aquecimento global. O apelo foi realizado em meio à abertura da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), na cidade de Copenhague, Dinamarca.
"É evidente que o planeta pertence a todos, e embora os pobres devam assumir responsabilidades, não devem pagar mais que suas responsabilidades. Se queremos alcançar um consenso mundial sobre a redução das emissões é preciso garantir justiça e equilíbrio entre ricos e pobres, países desenvolvidos e em desenvolvimento, sobre o tema da redução de emissões", diz o editorial do jornal Notícias de Pequim .
O veículo ainda argumenta que a "chave" para o equilíbrio se baseia no comprometimento das nações ricas em propiciarem ajuda financeira a curto prazo aos países pobres. Já o Diário do Povo, mantido pelo Partido Comunista, ressalta que por muitos anos os países ricos poluíram mais o planeta do que as nações em desenvolvimento.
O encontro de Copenhague ocorre até o dia 18 deste mês e conta com a participação de 190 países. O objetivo da reunião será encontrar um consenso mundial sobre o novo acordo climático que complemente o Protocolo de Kyoto. A informação é da agência AFP.
Leia Mais
-






