Imprensa italiana protesta contra lei que limita escutas em investigações
Imprensa italiana protesta contra lei que limita escutas em investigações
A imprensa italiana se manifestou nesta sexta-feira (11) contra a "lei da mordaça", proposta feita pelo governo que limita o uso de escutas em investigações e pune, inclusive com a prisão, os jornalistas que publicarem o conteúdo.
De acordo com o jornal O Globo , jornalistas dizem que a medida, aprovada pelo Senado na última quinta-feira, vai prejudicar a luta contra a corrupção e ao crime organizado.
A manchete do jornal La Reppublica desta sexta-feira é uma página em branco com um Post-it onde se lê: "A lei mordaça nega o direito dos cidadão à informação".
"Publicamos uma página em branco para dizer aos leitores (...) que a democracia entrou em curto-circuito" disse o editor-chefe do jornal em um editorial.
Já o La Stampa deixou uma coluna e o espaço humorístico em branco alegando que é preciso se acostumar com as leis sobre das escutas. O canal a cabo SkyTg24 colocou uma tarja preta na tela.
António Di Pietro, do partido da oposição Itália dos Valores, afirmou que a nova lei significa a morte da liberdade. "É algo que não poderia ter passado nem com Mussolini", disse ele ao El País .
Para ser definitivamente aprovada, a lei terá que ser novamente discutida na câmara baixa do Parlamento e assinada por presidente Silvio Berlusconi.
Leia mais
-
-






