Imprensa italiana promove greve geral contra lei que limita uso de escutas

Imprensa italiana promove greve geral contra lei que limita uso de escutas

Atualizado em 08/07/2010 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Está marcada para a próxima sexta-feira (9), na Itália, uma greve geral dos profissionais de comunicação que pretende deixar o país sem jornais e programação nas rádios e TVs.

Intitulado "Dia do Silêncio", o ato é um protesto contra a "Lei da Mordaça", projeto encabeçado pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi que proíbe a divulgação de escutas telefônicas pela mídia. No entendimento do primeiro-ministro, a norma beneficia a intimidade dos cidadãos, informa a agência AFP.

A manifestação foi decretada pela Federação Nacional de Imprensa na intenção de coagir o parlamento a não aprovar a lei que limita diretamente a utilização pelos meios de comunicação de conteúdo adquirido por meio de escutas. A norma já foi aprovada pelo Senado italiano no último dia dez de junho.

Para policiais, advogados, jornalistas, editores e partidos da oposição acreditam que a lei atrapalha investigações e agride a liberdade da mídia de reportar assuntos de interesse público, segundo informa o site português Jornal de Negócios.

Leia mais