Imprensa italiana promove greve geral contra lei que limita uso de escutas
Imprensa italiana promove greve geral contra lei que limita uso de escutas
Está marcada para a próxima sexta-feira (9), na Itália, uma greve geral dos profissionais de comunicação que pretende deixar o país sem jornais e programação nas rádios e TVs.
Intitulado "Dia do Silêncio", o ato é um protesto contra a "Lei da Mordaça", projeto encabeçado pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi que proíbe a divulgação de escutas telefônicas pela mídia. No entendimento do primeiro-ministro, a norma beneficia a intimidade dos cidadãos, informa a agência AFP.
A manifestação foi decretada pela Federação Nacional de Imprensa na intenção de coagir o parlamento a não aprovar a lei que limita diretamente a utilização pelos meios de comunicação de conteúdo adquirido por meio de escutas. A norma já foi aprovada pelo Senado italiano no último dia dez de junho.
Para policiais, advogados, jornalistas, editores e partidos da oposição acreditam que a lei atrapalha investigações e agride a liberdade da mídia de reportar assuntos de interesse público, segundo informa o site português Jornal de Negócios.
Leia mais






