Imprensa israelense apóia ofensiva terrestre contra faixa de Gaza

Imprensa israelense apóia ofensiva terrestre contra faixa de Gaza

Atualizado em 05/01/2009 às 14:01, por Redação Portal IMPRENSA.

"Não se trata de uma operação terrestre, mas de uma guerra para defender nossos lares e nossas vidas", escreveu o jornal Yediot Aharonot . A atitude do jornal não é exceção na imprensa israelense. A maioria dos veículos do país apóia a ofensiva terrestre iniciada no último sábado (3), contra o território de Gaza, pelo IDF (sigla em inglês para Força de Defesa Israelense).

Para o diário popular Maariv , "Israel entrou em uma guerra forçosamente cara, mas eminentemente justa", que durará o tempo que for necessário para 'esmagar' o Hamas". O Haaretz , jornal de público similar ao Maariv , disse que o objetivo da operação é "triturar" o Hamas e destacou, ainda, que a comunidade judaica se beneficia de um contexto internacional extremamente favorável graças ao apoio aberto dos Estados Unidos e silencioso por parte de alguns países europeus.

De acordo com informações da Folha Online, o jornal israelense justificou sua declaração dizendo que, apesar dos ataques aéreos e da artilharia, a ofensiva não foi suficiente para enfraquecer o grupo extremista islâmico, apesar das mais de 400 mortes registradas desde o início dos ataques. Desse modo, para o jornal, a invasão por terra se tornou inevitável.

Leia mais