Imprensa internacional diz que Zapatero é um "liberal audacioso"

Imprensa internacional diz que Zapatero é um "liberal audacioso"

Atualizado em 10/03/2008 às 09:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Os jornais The New York Times e International Herald Tribune disseram que o presidente do Governo espanhol, José Luis Zapatero, "impulsionou um país antes sob o domínio do conservadorismo religioso até a vanguarda liberal da Europa".

O diário nova-iorquino e seu afiliado internacional com redação em Paris declararam que o líder do Partido Socialista (PSOE), chegou ao poder de forma imprevista, mas, mesmo assim, aplicou uma política de reformas ambiciosas durante sua gestão.

Os dois jornais afirmam que Zapatero chegou ao poder graças à "cólera social" diante da forma como o Governo conservador da Espanha tinha lidado com os atentados terroristas de 11 de março de 2004.

De acordo com informações da agência de notícias Efe, os jornais lembram, ainda, que Zapatero retirou as tropas espanholas do Iraque, abriu negociações com a ETA, e impulsionou medidas para legalizar os casamentos homossexuais e permitir a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, reduzir o papel da religião nos colégios, dar mais competências às autonomias e integrar melhor os imigrantes.

Leia mais