IMPRENSA entrevista diretor da OJC (Globo-GO)

IMPRENSA entrevista diretor da OJC (Globo-GO)

Atualizado em 29/04/2011 às 19:04, por Luiz Gustavo Pacete/Redação Revista IMPRENSA.

Por

O grupo Organizações Jaime Câmara é o maior conglomerado de comunicação do estado de Goiás. Dono da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo no estado, das Rádios CBN e Executiva FM, dos jornais O Popular e Daqui e do Portal Goiasnet.

Ao Portal IMPRENSA, o diretor de jornalismo do OJC, Luiz Fernando Rocha Lima, relata, em entrevista exclusiva, a experiência de apoiar e receber o evento em sua cidade, e destaca a realidade do contexto da liberdade de expressão na imprensa goiana.

Portal IMPRENSA - Qual a importância de debater liberdade de imprensa?

Luiz Fernando Rocha Lima - Liberdade de imprensa e de expressão é um valor que precisa ser lembrado sempre, para se manter protegido das recorrentes ameaças. Iniciativas como a do fórum oferecem oportunidade de avaliar e de refletir, com base no que revelarem sobre diferentes situações. Também permitem discutir causas e efeitos de fatos que podem interferir, direta e indiretamente, no equilíbrio de tudo que cerca o ambiente de liberdade de expressão.

IMPRENSA - Atualmente, qual a realidade da imprensa em Goiânia?

Rocha Lima - A imprensa goiana não difere da situação que, de maneira geral, envolve os veículos de comunicação de todo o país. Enfrenta os desafios decorrentes principalmente da evolução vertiginosa dos recursos tecnológicos, e acompanha a conseqüente multiplicação das possibilidades de acesso à informação.

IMPRENSA - E no contexto do grupo OJC?

Rocha Lima - Nossa organização procura oferecer os seus produtos jornalísticos com qualidade apropriada e nas diversas formas, sem abrir mão do que julga ser o principal valor considerado pelo público. Quando digo isso, me refiro à informação confiável e isenta. Isso se torna possível, através do foco permanente no exclusivo atendimento da demanda da sociedade por informações relevantes.

IMPRENSA - Qual a expectativa de crescimento para a mídia na região?

Rocha Lima - O crescimento é beneficiado pelo talento único que marca a economia da região Centro-Oeste. Isso resulta em aproveitamento de oportunidades na formulação e no lançamento de produtos em harmonia com os setores da população. Acho que uma boa maneira de ilustrar isso, é observar o sucesso do Daqui . Gustavo, você é jornalista e sabe o que significa o Daqui ser um fenômeno de popularidade; o que significa figurar entre os cinco maiores jornais em venda avulsa no Brasil, não sabe?

IMPRENSA - Quais as particularidades da audiência goiana?

Rocha Lima - O comportamento da população regional herda os traços que remetem à sua origem. Mesmo assim, existe um certo padrão, refletido na valorização da qualidade, objetividade e credibilidade do conteúdo. Isso se verifica no meio jornal, rádio, TV e Internet.

Assim, Gustavo, a tese de que o principal fator de valorização do produto jornalístico é a capacidade de transferir ao seu consumidor ganha força. Por motivos óbvios, existe uma relação estreita entre a manutenção dessa filosofia e absoluta liberdade de imprensa e expressão.

Lembramos que a IMPRENSA Editorial realiza na próxima terça-feira, dia três de maio, a quarta edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia. Neste ano, o evento será realizado na cidade de Goiânia (GO), com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) e a Organização Jaime Câmara (OJC).

Leia mais