Imprensa do PR reclama de restrições à cobertura da Assembleia Legislativa do estado

Imprensa do PR reclama de restrições à cobertura da Assembleia Legislativa do estado

Atualizado em 29/04/2010 às 16:04, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Parte da imprensa paranaense responsável pela cobertura da Assembleia Legislativa do estado reclama de medidas restritivas por parte de deputados da casa após publicação de reportagens que levaram o Ministério Público a investigar parlamentares.

A reclamação parte, sobretudo, dos fotojornalistas e repórteres cinematográficos, os quais estão proibidos de fazer imagens a partir do Plenário da Casa, prática comum antes da restrição.

A ordem de proibir a entrada dos profissionais teria partido do 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Antonio Anibelli (PMDB), que comanda as sessões na ausência do presidente, deputado Nelson Justus (DEM). Segundo o site Bem Paraná, a decisão de Anibelli ocorreu após instauração de inquérito pelo MP-PR para investigar todos os membros da Mesa Executiva da Casa, entre eles, o próprio Anibelli.

De acordo com o diretor-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijorpr), Márcio Oliveira Rodrigues, o regimento da Casa, de fato, proíbe que profissionais de imprensa tenham acesso ao Plenário, mas um acordo "branco" entre deputados e jornalistas garantia livre circulação.

Na opinião do dirigente, "houve truculência" por parte do vice-presidente, já que a entidade não fora informada sobre a quebra do acordo, tampouco os jornalistas.

"Acho que ele agiu de maneira incorreta ao proibir, sem informar a razão, que os jornalistas entrem no Plenário", disse Rodrigues acrescentando que a representação sindical enviará ofício ao deputado Anibelli pedindo que o acordo de livre acesso seja restabelecido.

Rodrigues acredita que a proibição seja em detrimento do "clima tenso" na Assembléia após o anúncio das investigações do MP-PR.

O deputado Antonio Anibelli não foi encontrado para comentar a acusação. Seu gabinete informou que o parlamentar retorna à Assembleia na próxima segunda-feira (3).

Leia mais