Imprensa do interior do MT guia polícia local durante perseguição a sequestrador

Imprensa do interior do MT guia polícia local durante perseguição a sequestrador

Atualizado em 01/04/2011 às 15:04, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por Na manhã desta sexta-feira (01), a Polícia Militar da cidade de Sinop, interior do Mato Grosso, prendeu um homem acusado de assalto seguido de sequestro. O caso seria corriqueiro se não fosse pela atuação da imprensa local na prisão de Rogério Ximenes da Silva, 24 anos.
Silva abordou sua vítima em um bar de Sinop, anunciou o assalto de sua moto e ainda exigiu que o dono da motocicleta pilotasse. O homem que acompanhava a vítima então ligou para a imprensa local, que soube do caso antes da polícia.
Durante a fuga, três emissoras de TV perseguiram o criminoso pelas ruas da cidade orientadas por informações de um rádio com a frequência da Polícia local.
A primeira emissora a encontrar o fugitivo foi a TV Capital, afiliada da Record. De acordo com o repórter Adriano Carneiro, a equipe encontrou Rogério e seu refém em uma rua de terra, nos limites da cidade. Quando o criminoso percebeu a presença do carro da emissora, disparou duas vezes.
"Pedi a autorização para modular (usar a frequência da polícia) e passei as coordenadas e o helicóptero foi enviado até o local indicado", contou Carneiro. Estavam no carro ele e o cinegrafista Jaílson Oliveira.
De acordo com o depoimento de outro jornalista da região, Alex Fama, a população costuma comunicar crimes primeiramente à imprensa, para depois procurar as autoridades. "O pessoal aqui costuma chamar a imprensa e não a polícia, porque o pessoal tem a impressão de que a imprensa pode resolver", disse o repórter do site Só Notícias.
Além da TV Capital, participaram da perseguição ao assaltante outras duas emissoras, a TV Cidade, afiliada do SBT, e a TV Band Sinop.

Leia mais