Imprensa conta os dias para a Copa do Mundo 2006

Imprensa conta os dias para a Copa do Mundo 2006

Atualizado em 15/06/2005 às 17:06, por Redação Portal Imprensa.

No último mês de junho a Rede Globo oficialmente abriu mão dos direitos de exclusividade de transmissão dos jogos na tv por assinatura da Copa do Mundo, que acontece em junho de 2006, na Alemanha. A medida beneficia os canais ESPN Brasil e BandSports, que já entraram em negociação com Infront Sports & Media, empresa ligada a FIFA (Federação Internacional de Futebol), para a compra dos direitos de transmissão. "Nós já estamos em negociação com a Infront, mas não temos nada definido. Em 2002 nós não tínhamos nem credencial e fizemos 24h de programação. Nada nos espanta mais", comenta José Trajano, diretor de jornalismo da ESPN Brasil. Segundo Trajano, em um primeiro momento a emis-sora pretende levar para a Alemanha 35 profissionais. Assim como a ESPN Brasil, a BandSports anunciou, através de sua assessoria de imprensa, que ainda não possui uma definição quanto a transmissão e cobertura dos jogos.

O SporTV, canal de esportes por assinatura das Organizações Globo, fechou negócio dire-tamente com a TV Globo, pagando US$ 8 milhões pelos direitos. A sua cobertura da Copa 2006 será feita em parceria com a TV Globo, que juntos enviarão 120 profissionais ao e-vento. A emissora também comunica que já fechou patrocínio com Ambev, HSBC, McDo-nald's Philips, Telefônica e Vivo.

TV Aberta
Segundo informações que circulam na imprensa, a TV Globo por sua vez desembolsou US$ 80 milhões pela exclusividade na TV aberta. A empresa não confirma os valores e alega através de sua assessoria que os números gastos com a estrutura e direitos de transmissão não são divulgados por questões estratégicas. Entretanto a emissora mantém sua exclusivi-dade e corre nos bastidores que a emissora considerou o valor pago por esta exclusividade um enorme prejuízo e com isso desde o ano passado ela busca parcerias com as outras e-missoras do país para o repasse desses direitos.

Estrutura para a imprensa
Na última Copa, realizada na Coréia e no Japão, a cobertura dos jogos contou com um nú-mero recorde de 15 mil jornalistas credenciados. Para o evento da Alemanha, em 2006, a FIFA reservou 70 mil metros de área livre para a imprensa. A entidade definiu que o Centro de Imprensa será montado em Munique, no complexo da Neue Messe München (Centro de Feiras de Munique), em Riem. Quatro pavilhões do complexo serão adaptados para atender às necessidades da imprensa. Nos pavilhões C1 e C4, que representam uma área de 40 mil metros quadrados, serão instalados o Centro Internacional de Radiodifusão (International Broadcasting Center - IBC) e o principal Centro de Imprensa (Main Press Center). O res-tante será destinado para estacionamento e armazenagem de equipamento. E os restaurantes do centro de imprensa estarão disponíveis para atender simultaneamente, até 5 mil pessoas. O hall do complexo será reservado para auxilio ao credenciamento.

Segundo a FIFA, o processo de credenciamento para os jornalistas será feito exclusivamen-te pelo site (www.fifaworldcup.com) e tem previsão de início em outubro.