IMPRENSA comemora 24 anos e relembra capas de sua história

IMPRENSA comemora 24 anos e relembra capas de sua história. Os internautas do Portal IMPRENSA também poderão escolher suas capas prediletas.

Atualizado em 09/09/2011 às 14:09, por Thaís Naldoni.

No mês em que completa 24 anos de fundação, IMPRENSA comemora republicando capas de sua história, escolhidas por grupo de jornalistas convidados


Escrever com maestria o perfil de alguma personalidade ou instituição exige do redator de texto grande perspicácia, muita informação e um extenso repertório de histórias que permearam sua vida, como também de pessoas envolvidas com ela . Se o perfilado em questão for ele próprio um retrato de outras grandes histórias, a missão beira o impossível. Por isso neste mês, em que a revista IMPRENSA completa 24 anos de existência, parte desta "epopeia" editorial será relembrada, mas pelos olhos de pessoas que foram parte integrante dessa história protagonizando aspas, parágrafos e capítulos.

Jornalistas convidados escolheram, dentre as 270 edições já publicadas de IMPRENSA, suas capas favoritas. De posse dos votos, as 24 mais citadas aparecem neste especial, que homenageia não só as pessoas que fizeram parte deste quase um quarto de século mas também todos os jornalistas brasileiros, para quem toda essa vida no mercado editorial é destinada.

As capas mais votadas (129 foram lembradas no total) permeiam diversos momentos da história da publicação e traça assuntos que se mantêm no alto da lista de interesses dos jornalistas. "Gosto especialmente do número 124 da IMPRENSA, porque é muito importante mostrar que, fora das grandes redações do eixo Rio-São Paulo, jornalismo pode se transformar numa profissão de alto risco", comenta Mariza Tavares, diretora executiva de Jornalismo da CBN, fazendo referência à matéria "Jornalistas calados a bala", publicada na edição de janeiro de 1998.

Temas ligados às novas tendências também são destaque. Para Eduardo Pugnali, coordenador de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo, IMPRENSA acertou ao levar para capa, em setembro de 2008, uma polêmica, ainda sem solução, ao tratar sobre o crescimento da blogosfera e seu impacto no jornalismo. "Capa com boa polêmica e que ainda não tem solução. As novas mídias chegaram para mudar a cara do jornalismo como conhecemos", afirmou.

Entre as escolhidas, vale ressaltar que a maior parte tinha ligação com pautas ligadas à profissão: violência, liberdade de expressão, drogas nas redações, assédio, credibilidade do jornalista, entre outros, foram temas de interesse da maior parte dos votantes.

Mesmo com tantos assuntos abordados, relembrar os 24 anos de vida de IMPRENSA mostra que há pautas que nunca cessam e que novas surgem a cada dia, na velocidade da informação, da curiosidade e do fazer jornalístico. Rumamos, pois, aos 25 anos.

A seguir, veja as capas mais citadas em votação individual, feita via web, pelos seguintes jornalistas: Alexandre Annenberg (ABTA); Caetano Bedaque (RedeTV!); Chico Caruso; Eduardo Pugnali (Governo de São Paulo); Eliane Cantanhêde (Folha de S.Paulo); Herodoto Barbeiro (Record News); Maisa Alves (SBT); Mariza Tavares (CBN); Mauro Tagliaferri (TV Record); Roberto Muylaert (Aner); Ricardo Viveiros; Roberto Nonato (CBN) e Tom Zé.

Os internautas do Portal IMPRENSA também poderão escolher suas capas prediletas. Para tanto, o sistema de votação já está disponível on-line. Participe! .