Imprensa colombiana critica Ingrid Betancourt por processo contra Governo
Imprensa colombiana critica Ingrid Betancourt por processo contra Governo
A imprensa colombiana tem feito duras críticas à jornalista Ingrid Betancourt por conta do processo milionário que a ex-prisioneira das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tinha movido contra o Governo da Colômbia. A jornalista queria ser indenizada em US$ 6,8 milhões em razão dos seis anos que ficou em poder dos guerrilheiros, segundo a agência AP.
Na capa mais recente da revista Semana , classifica como "vergonhoso" o processo da ex-candidata à Presidência da Colômbia. Um de seus colunistas, Daniel Samper, chamou a atitude de Ingrid de "miserável" e acusou-a de "ingratidão" com as forças de segurança que atuaram em seu resgate, em julho de 2008.
A imprensa do país se une contra o argumento de Betancourt de que o governo teria deixado de protegê-la. O jornal El Espectador , por exemplo, combate Ingrid apresentando o depoimento de um militar que afirma que Ingrid dispensou escolta policial antes do sequestro. Além disso, o jornal reproduz um vídeo em que um jornalista a adverte sobre a rota que iria percorrer durante sua campanha.
"Não houve sequestro mais alertado que o seu, e nenhuma pessoa pela qual o Estado tenha trabalhado mais tentando a libertação", conclui um editorial do jornal El Mundo , de Medellín, segundo informa o Knight Center for Journalism in the Americas.
Uma reportagem da revista norte-americana The Economist dá conta que Ingrid é chamada de "hipócrita" em programas de rádio, blogs e fóruns de discussão online na Colômbia. Alguns internautas comentam que o governo que deveria processá-la pelas custas do resgate.
Leia mais






