IMPRENSA celebra "Dia do Jornalista" com conto em quadrinhos

IMPRENSA celebra "Dia do Jornalista" com conto em quadrinhos

Atualizado em 07/04/2010 às 17:04, por Redação Revista IMPRENSA.

Para além de pautas, apurações, pescoções, plantões e coberturas extremas, como guerras e terremotos, o ofício jornalístico carrega um desafio cotidiano que muitas vezes é esquecido: reinventar-se. Diante das demandas da história e da sociedade, nós, jornalistas, estamos em constante transformação, sempre em busca da forma mais eficiente de comunicar e, cada vez mais, de refletir.
A história em quadrinhos a seguir, inspirada no conto "A Polêmica", de Artur Azevedo (1855-1908), tem muito a acrescentar nessa reflexão. O próprio autor foi - ao contrário de seu personagem Romualdo - um ex-comerciante que ficou célebre como jornalista e, ciente das peculiaridades da profissão, enxergou num dilema ético a pequenez e a ironia que entremeavam a sociedade da época.

Reprodução

Para celebrar o 7 de abril, "Dia do Jornalista", publicamos esta história como forma de meditar sobre a natureza das transformações e das reinvenções pelas quais passamos. Não importa a época, não importa o meio, a ética será sempre o norte pelo qual pautá-las.
As ilustrações são de Gus Morais, com argumento de Artur Azevedo, roteiro de Gus Morais e Igor Ribeiro. A inspiração veio do conto "A Polêmica", de Artur Azevedo.
Na sequência, também em homenagem à data, foram publicadas dez "Pensatas" sobre Jornalismo, escritas por profissionais como Costábile Nicoletta (Brasil Econômico), Celso Zucatelli (TV Record) e Cris Lobo (MTV Brasil), entre outros.
Para ler o conto, .