Imprensa canadense critica governo por falta de leis de acesso a informações públicas

Imprensa canadense critica governo por falta de leis de acesso a informações públicas

Atualizado em 07/05/2010 às 08:05, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Jornalistas Canadenses pela Liberdade de Expressão (CJFE, na sigla em inglês) criticou o desempenho do governo na questão do acesso à informação pública. Por meio de documento intitulado Relatório sobre a Liberdade de Expressão, a entidade atribuiu nota F, a pior qualificação, ao esforço do poder público no acesso a dados governamentais.

Segundo informou o jornal Globe and Mail , os jornalistas se queixam de que o atual primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, não cumpriu promessas de reformular as leis do setor e ampliar o acesso a informações públicas. Para a imprensa canadense, falta transparência na prestação de contas.

No relatório, além da nota baixa, o CJFE pede que o governo modifique as leis de acesso a dados públicos. Na avaliação da organização, o Canadá está mais atrasado no tema se comparado a Paquistão e Índia, países com problemas de legislação e imprensa.

Já a Suprema Corte canadense recebeu nota máxima da entidade, por conta das decisões sobre difamação, que protegeram jornalistas. A informação é do blog Jornalismo nas Américas.

Leia Mais

-