Imprensa britânica critica acordo de compra entre Sky e NewsCorp
Imprensa britânica critica acordo de compra entre Sky e NewsCorp
Sob receio de uma concentração de mídia no Reino Unido, cerca de trinta mil pessoas assinaram petição online contra a aprovação de compra de todas as ações da BskyB pela empresa de Rupert Murdoch, NewsCorp. A oferta seria de 7,8 bilhões de libras por 61% das ações fora do comando da Sky, informa o site Meio&Mensagem, com dados do Brand Republic.
Entre 2015 e 2020, Murdoch controlará 50% dos negócios envolvendo jornais e televisão no Reino Unido, provocando a queda de receitas da BBC e ITV, segundo a analista de mídia, Claire Enders, ouvida pelo jornal The Guardian .
O Financial Times , do Pearson Group, também declarou-se contra a aquisição temendo a adoção pela NewsCorp do modelo que vincularia assinaturas de TV com acesso online aos jornais, chamado Cablevision. Para resolver o caso, o FT pediu a colaboração do secretário nacional de negócios do Reino Unido, Vince Cable.
De acordo com o jornal, a NewsCorp controla 37% da circulação de jornais ( Times , The Sun , Sunday Times e News of the World ), e a BSkyB garante 35% das receitas publicitárias com televisão, previstos para chegar a 50%.
Leia mais
-
-






