Imprensa alemã publica críticas ao Festival de Cinema de Veneza por "excesso de glamour"
Imprensa alemã publica críticas ao Festival de Cinema de Veneza por "excesso de glamour"
Revista e jornais alemães se manifestaram sobre o 65º Festival de Cinema de Veneza com críticas à organização e aos participantes. Cinco jornais do país atacaram a mostra de cinema com acusações de "ter filmes italianos demais e glamour excessivo", um dia após a revista alemã Der Spiegel ter divulgado seu ponto de vista sobre o evento. "O Festival de Veneza se detém muito ao cinema italiano", declara o diário Sueddeutsche Zeitung .
Tendo como alvo o diretor do festival, Marco Mueller, o jornal Frankfurter Rundschau , por sua vez, denuncia também o excesso de glamour e a importância desmedida dada aos desfiles sobre o tapete vermelho, que deve contar com a presença de Brad Pitt e George Clooney. O ministro para os Bens e as Atividades Culturais da Itália, Sandro Bondi, divulgou uma nota em que se diz "surpreso com as críticas da revista Der Spiegel sobre as escolhas de Veneza" e defende a atuação de Mueller. Bondi afirmou que "a Mostra Internacional de Arte Cinematográfica e seu diretor Marco Mueller demonstraram nos últimos anos sua independência e autonomia nas escolhas artísticas" e justificou, ainda, que a quantidade de filmes italianos presentes no festival demonstra que o cinema italiano "voltou ao nível de excelência".
A agência ANSA, em reportagem, informou que o jornal Frankfuter Allgemeine Zetitung definiu o festival como sendo "o lugar onde é possível, melhor do que em qualquer outro, tocar com a mão a pompa do mundo do cinema". Com crítica afiada, o diário Die Welt arrisca que "a situação atualmente não é boa para Veneza", comparando-o ao de Toronto e o de Roma. Defendendo o ainda amadurecimento do cinema, o jornal Tageszeitung declarou que "o Festival procura as respostas para o fim da modernidade onde este fim ainda não chegou: nos países do leste e do sul".
O evento cinematográfico começou nesta quarta-feira, 27 de agosto, e continua até 6 de setembro.
Leia mais
-
-






