Impostos fazem Yahoo! desistir de separação do Alibaba

O Yahoo! anunciou nesta quarta-feira (9/12) ter descartado o plano de separar sua participação de 15% na empresa de comércio eletrônico chinesa Alibaba.

Atualizado em 09/12/2015 às 17:12, por Redação Portal IMPRENSA.

ter descartado o plano de separar sua participação de 15% na empresa de comércio eletrônico chinesa Alibaba.
Crédito:divulgação
Segundo a Folha de S.Paulo , a desistência teria ocorrido após uma pressão por parte dos acionistas da empresa, que ficaram preocupados com os riscos tributários do negócio. Em setembro de 2014, o Yahoo! já havia negociado grande parte da Alibaba por cerca de US$ 10,3 bilhão, dos quais 40% teriam sido "perdidos com impostos".

A empresa também anunciou a criação da Aabaco, companhia criada a partir da transferência de outros ativos e obrigações que não as vinculadas a Alibaba.

"Nós acreditamos que a separação previamente anunciada seria livre de impostos para o Yahoo! e seus acionistas. No entanto, em consideração ao desenrolar dos acontecimentos desde que o plano original de separação foi anunciado e após deliberações significativas, nós estamos suspendendo os trabalhos em torno da separação de Aabaco", comentou Maynar Webb, presidente do conselho de administração da empresa.