Impedido de declarar voto em artigo, Xico Sá deixa a “Folha de S.Paulo”

Após duas décadas na Folha de S.Paulo, o jornalista Xico Sá decidiu pedir afastamento, por tempo indeterminado, de suas atividades na publicação, na qual é colunista e mantém um blog de crônicas.

Atualizado em 13/10/2014 às 18:10, por Alana Rodrigues* e Gabriela Ferigato.

Folha de S.Paulo , o jornalista Xico Sá decidiu pedir afastamento, por tempo indeterminado, de suas atividades na publicação, na qual é colunista e mantém um blog de crônicas.

Crédito:reprodução No último sábado (11/10), o jornalista foi impedido de publicar um artigo, no caderno “Esporte”, em que declarava apoio à presidente Dilma Rousseff. Em sua conta no , ele chamou a atenção dos leitores ao escrever uma série de mensagens criticando o que classificou de "imprensa burguesa" e ao revelar que teve de mentir como repórter pelo jornal.

À IMPRENSA, o jornalista esclareceu que pretende se dedicar mais aos livros e "tentar voltar a escrever melhor". "Não me julgo em um bom momento, o leitor merece essa minha parada", diz.

Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo , confirmou a saída do jornalista e afirmou que declarar voto em um dos candidatos à corrida presidencial fere a política do jornal. “Os colunistas devem evitar fazer proselitismo eleitoral em seus textos. Se quiserem, podem escrever artigo em que revelam seu voto e defendem candidatura na pág. A3 da Folha . Esta opção foi dada a Xico Sá, que recusou a oferta”, afirmou.

O colunista afirma ainda que quer se afastar não apenas da Folha , mas da crônica também, para se dedicar aos contratos que estão em andamento como em "Amor&Sexo", da Globo, "Extra-Ordinários" e "Redação SporTV", no canal por assinatura.

"Pretendo voltar a escrever (que é o que mais curto), seja em blog ou jornal impresso, apenas em 2015", completa.
*Com supervisão de Thaís Naldoni