III Encontro Universia discute internacionalização da Ibero-América

III Encontro Universia discute internacionalização da Ibero-América

Atualizado em 30/11/2007 às 14:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O II Encontro Nacional de Reitores Universia, que ocorre entre os dias 29 e 30 de novembro, discute a internacionalização da universidade na Ibero-América e conta com a presença de personalidades nacionais e internacionais, como Jamil Salmi, diretor de Educação Superior do Banco Mundial e representantes do Grupo Montevidéo, Tordesilhas e Rede Magalhães.

O evento, realizado em Brasília (DF), promove a discussão de temas estratégicos relevantes para as instituições de ensino superior do Brasil. Dessa forma, cerca de cem reitores se reuniram para discutir as oportunidades e os desafios da internacionalização da universidade Ibero-Americana. "A educação na Ibero-América tem características comuns, que nos aproximam e nos diferenciam dos países anglo-saxões. Por meio destas semelhanças, buscamos um modelo de internacionalização na educação, que lhe permita um crescimento e melhor posição de competitividade no cenário mundial. Trabalhando em conjunto, contribuiremos para o desenvolvimento da América Latina como bloco", afirma Alina Correa, Diretora Geral do Universia Brasil.

O Encontro será composto por dois painéis. O primeiro abordará "O desafio da internacionalização da Universidade", com os tópicos "Uma visão ibero-americana" e "Redes de cooperação ibero-americanas: melhores práticas e desafios". Já o segundo terá o tema "A internacionalização da Universidade no cenário econômico" e destacará "A economia e a internacionalização da Ibero-américa." e os "Caminhos de financiamento para a internacionalização".

O objetivo final do Encontro é a redação de um documento que irá reunir as principais considerações discutidas e as ações efetivas que serão postas em prática para modificação do cenário atual da Universidade.