iG lança Controle de Navegação
iG lança Controle de Navegação
Atualizado em 20/06/2005 às 11:06, por
Fonte: Máquina da Notícia.
iG lança Controle de Navegação
Que a internet invadiu lares, escolas, shoppings, enfim o cotidiano das pessoas ninguém mais questiona. No entanto, uma dúvida ainda persiste entre pais e tutores de menores: como saber com exatidão o que as crianças e adolescentes acessam enquanto navegam na Web.O iG Banda Larga lança na próxima semana o Controle de Navegação, o mais novo aliado dos pais e responsáveis por menores no monitoramento de conteúdo da internet. A facilidade é o principal diferencial do Controle de Navegação, que permite a criação de filtros para limitar, ou mesmo bloquear o acesso a determinados sites. O serviço é tão simples de ser utilizado que em minutos o adulto consegue restringir todo o conteúdo que considerar inapropriado.
O Controle de Navegação será oferecido para a base de clientes do iG, seja banda larga ou dial up, e também para assinantes de outros provedores.
Na prática, o cliente determina o perfil de cada usuário da internet já assinalando com um clique quais conteúdos não devem ser acessados, por exemplo: procurar por site, arquivos compartilhados, mensagens instantâneas / chat, grupos de notícias, e-mail, baixar arquivos, chamadas telefônicas via internet (VoIP). Tudo isso clicando numa chave, instruindo se ficará aberta ou fechada, e inclusive determinando os horários que estas atividades devem ser realizadas. Extremamente simples e ágil.
O Controle de Navegação é uma versão do programa mais vendido nos Estados Unidos e possui um banco de dados centralizado e controlado que faz as atualizações automáticas e constantes do serviço. "É um programa integrado no mundo inteiro, desta forma se um cliente do Japão bloquear um site o endereço, após avaliação dos administradores do software, será automaticamente incorporado ao banco de dados servindo a todos os clientes", explica Edson Brandi, diretor de Infra-estrutura e Serviços do iG.
Sites e blogs considerados como inapropriados também podem ser bloqueados de duas maneiras: ou pelo cadastramento de endereços específicos ou pela escolha de categorias, que abrangem vendas online, jogos, encontros pessoais, sexo, violência, apologia à drogas ilegais, entre outros.
Outro importante diferencial do Controle de Navegação é a possibilidade de escolher os horários e os dias da semana que os recursos ficarão indisponíveis. Exemplificando, os pais podem determinar que seus filhos só utilizem os comunicadores instantâneos aos sábados e domingos das 14h00 às 19h00. Há ainda a possibilidade de bloqueio total à web.
Para lançar o Controle de Navegação, o iG Banda Larga realizou uma pesquisa com a Ipsos-Novaction que identificou as principais atividades realizadas na internet por crianças e jovens de 7 a 23 anos. O estudo mostrou que bater-papo com os amigos, baixar músicas, jogar e trocar arquivos pela rede são algumas ações mais realizadas por eles na Web.






