Ibope pede que TVs informem sobre critério de audiência divulgada
Ibope pede que TVs informem sobre critério de audiência divulgada
O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) enviou um comunicado às emissoras de TV, pedindo clareza nos critérios adotados para medição de audiência. A medida surge após informação de que a Rede Globo utilizaria métodos diferentes para divulgar a audiência de seus programas.
A Globo exclui da medição as TVs ligadas em outros aparelhos, como DVD e videogames. Segundo informou a coluna "Outro Canal", da Folha de S.Paulo , a novela "Cama de Gato", por exemplo, é sintonizada por 59% das televisões do país na faixa compreendida entre 18h e 19h. Caso sejam computadas as TVs ligadas com outros aparelhos, o índice cai para 55%.
A exclusão das TVs junto a outros aparelhos -chamada audiência "pura" - já havia sido solicitada anteriormente pelo Ibope, mas apenas a Globo a adotou. Outras emissoras mantiveram o critério anterior, porque os resultados tiveram alterações proporcionalmente menores.
O Ibope orienta para que as emissoras informem sempre se medem audiência com todos os televisores ligados ou apenas com os sintonizados em programação de TV.
Leia Mais
-






