IBM divulga resultados de pesquisa sobre hábitos dos consumidores de mídia
IBM divulga resultados de pesquisa sobre hábitos dos consumidores de mídia
O IBM Institute foi Business Value divulgou os resultados de uma recente pesquisa de opinião sobre os hábitos dos consumidores de mídia e entretenimento em vários países do mundo.
A pesquisa aponta que o tempo individual gasto na internet é maior que o tempo em frente à televisão: 19% afirmaram que passam seis horas ou mais por dia usando a internet em contrapartida a 9% dos telespectadores.
O estudo também revela que os consumidores buscam conteúdo, reconhecimento e identidade consolidados e confiáveis quando se trata de entretenimento via celular ou pela internet.
Para responder a esta mudança, a IBM constatou que as agências de publicidade estão indo além das funções criativas tradicionais para tornarem-se mediadoras das percepções dos consumidores, as empresas de TV a cabo se transformando em portais e as difusoras e editores buscando novos formatos de mídia.
Uma média de 83% dos consumidores pesquisados no mundo afirmou ter assistido ou querer assistir a vídeos no computador e uma média de 43% disse ter assistido ou querer assistir a vídeos no celular, mostra o levantamento.
Saul Berman, líder de estratégia de mídia e entretenimento da IBM, aponta que "a Internet está se tornando a principal fonte de entretenimento dos consumidores. A TV está, cada vez mais, sendo deixada de lado com relação ao celular e ao computador pessoal entre os consumidores com idades entre 18 e 34 anos".
Uma parcela de 23% dos entrevistados informou que está usando um serviço de música portátil - por exemplo, iTunes -; 7% afirmaram que têm uma assinatura de conteúdo de vídeos nos celulares e 11% declararam que dispõem de uma assinatura de conteúdo baseado em computador pessoal.
Sobre as novas tendências de conteúdo online, a pesquisa mostrou que, cada vez mais, os consumidores estão contribuindo para web: 9% dos entrevistados na Alemanha e 7% dos que moram nos EUA afirmam que contribuíram para um site de conteúdo gerado pelo usuário. 26% dos entrevistados norte-americanos informaram que estão colaborando com um site de relacionamento social. A Austrália está à frente de todos os países pesquisados, com 36% das pessoas contribuindo para sites de relacionamento social, e 9% para sites com conteúdo de vídeo.
Metodologia
A pesquisa de opinião realizada pela IBM foi realizada entre abril e junho de 2007. 54% dos entrevistados eram mulheres e 46% homens. Ela atingiu, proporcionalmente, grupos demográficos a partir de 18 anos, com cerca de 44% dos entrevistados entre as idades de 18 e 34 anos, 29% entre 35 e 44 anos, e 27% com 45 anos ou mais.
O questionário continha 40 perguntas e gerou 885 entrevistados nos Estados Unidos, 559 no Reino Unido, 338 na Alemanha, 263 na Austrália e 378 no Japão. Os entrevistados informaram uma variação de níveis salariais em seus lares, embora a grande maioria estivesse abaixo de US$ 100 mil.






