The Independent assume ter errado ao citar o COI em carta à China

The Independent assume ter errado ao citar o COI em carta à China

Atualizado em 14/02/2008 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.

The Independent assume ter errado ao citar o COI em carta à China

O jornal britânico The Independent reconheceu ter escrito por engano o nome do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, na lista de pessoas que assinaram uma petição à China, para maiores esforços em Darfur.

O jornal publicou nesta quinta-feira, 14, um pedido à China, assinado por 80 pessoas, para que o país ajude, com sua influência no Sudão, a resolver a crise na província de Darfur, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Pequim.

A petição, na primeira página do The Independent , trouxe o nome de Rogge por um erro de paginação, afirmou à AFP o chefe de redação do jornal, Julian Coman. A correção foi feita nos clichês seguintes.

Momentos antes, o porta-voz do COI, Emmanuelle Moreau declarou ser "completamente falso", que Rogge tenha assinado qualquer documento pedindo à China mais esforços para acabar com o conflito de Darfur.

Moreau considerou "legítimo" que existam organizações que tentem utilizar as Olimpíadas para destacar problemas à margem do esporte, mas reiterou que "um conflito grave como o de Darfur é administrado nas Nações Unidas e o COI não deve intervir neste assunto ante as autoridades chinesas".