Reality show busca doentes terminais para mumificação em frente às câmeras

Reality show busca doentes terminais para mumificação em frente às câmeras

Atualizado em 11/01/2010 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Reality show busca doentes terminais para mumificação em frente às câmeras

Um rede de TV da Grã-bretanha busca doentes terminais que se disponham à participar de um reality show um tanto o quanto controverso. O objetivo da atração da TV Fulcrum, em parceria com o Channel 4, é embalsamar os voluntários do programa em frente às câmeras no processo tradicional aplicado ao corpo dos faraós e sacerdotes do antigo Egito.

O anúncio da emissora procura por pessoas que "buscam a imortalidade celuloide". "Estamos ansiosos para falar com alguém que, confrontado com o conhecimento sobre a própria doença terminal e tudo o que isso implica, considere participar do processo de embalsamento egípcio antigo", explica o anúncio, segundo reportagem do jornal The Independent.

Os produtores do programa já trabalham com um cientista que diz ter descoberto as técnicas envolvidas no processo de mumificação utilizada no Egito antigo.

De acordo com a produtora que idealizou o reality, a ideia é expor o corpo embalsamado em um museu da Inglaterra, isso para que as pessoas possam compreender corretamente o processo. "Gostaríamos de manter o corpo por uns 2 ou 3 anos para ver se a mumificação deu certo. Depois disso, liberamos para que seja feito o funeral", disse Richard Belfield, produtor executivo da TV Fulcrum.

Antecipando-se aos prováveis protestos, a produtora está considerando a viabilidade jurídica do programa. "Nenhuma quantia em dinheiro seria depositada, nem mesmo para ajudar os parentes dos voluntários. Claro que cobriremos todos os custos, mas nosso conselho de advogados acredita que seria desrespeito oferecer um pagamento pelos corpos", afirmou o produtor.

Leia mais