O Globo é um dos finalistas de prêmio internacional de direitos humanos

O Globo é um dos finalistas de prêmio internacional de direitos humanos

Atualizado em 11/11/2008 às 13:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O Globo é um dos finalistas de prêmio internacional de direitos humanos

Uma reportagem da série Favela S/A, publicada em setembro deste ano no jornal O Globo , é uma das vencedoras do Every Human Has Rights Media Awards, prêmio concedido às 30 melhores matérias ligadas ao tema direitos humanos publicadas em jornais do mundo inteiro. Agora, ela concorre para receber uma premiação especial, a ser entregue em dezembro, em Paris. A votação popular está aberta no da premiação.

De Carla Rocha, Cristiane de Cássia, Fernanda Pontes, Luiz Ernesto Magalhães, Selma Schmidt, Paulo Motta, Angelina Nunes, Dimmi Amora e Sérgio Ramalho, a série, publicada na editoria Rio, mostrou que 1,5 milhão de moradores de favelas vivem sob um regime de capitalismo selvagem, imposto pelo tráfico e pelas milícias que disputam um mercado que fatura R$ 3 bilhões por ano, deixando um rastro de violência e mortes no estado.

O movimento Every Human Has Rigths foi criado por organizações internacionais, como Unesco, Anistia Internacional e Actionaid, entre outras, como parte das comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ao todo foram inscritas 482 reportagens, de 108 países, sendo 99 trabalhos da África Subsaariana, 104 da Ásia e Austrália, 127 da Eurásia e Europa, 86 da América Latina, 48 do Oriente Médio e Norte da África e 18 da América do Norte.

Outros dois trabalhos brasileiros também venceram o prêmio: "Os anti-heróis - submundo da cana", de Mário Magalhães, da Folha de S.Paulo, e "Terra do Meio: Brasil invisível", de Fátima Baptista, da TV Globo.