NYT repercute prisão de menina em cela com homens no PA

NYT repercute prisão de menina em cela com homens no PA

Atualizado em 12/12/2007 às 09:12, por Redação Portal IMPRENSA.

NYT repercute prisão de menina em cela com homens no PA

Na edição desta quarta-feira (12), o jornal The New York Times expôs os abusos do sistema prisional brasileiro, relembrando o caso da menina de 15 anos presa por 26 dias em uma cela com 34 homens em Abaetetuba, Pará.

O jornal lembrou os momentos de agonia da garota, que era constantemente torturada, estuprada e, por vezes, trocava sexo por comida.

O New York Times comentou que os policiais responsáveis pela cadeia simplesmente deram as costas para a violência sofrida pela menor. A garota teve a cabeça raspada com uma faca para que seu visual fosse semelhante ao de um garoto. As autoridades brasileiras, informou o NYT , culpam a jovem por mentir sobre sua idade.

"O caso da menina serve como alerta para a falta de rigidez das autoridades na região amazônica". Para reforçar seu argumento, o NYT relembrou o caso da missionária Dorothy Mae Stang, 73, morta há dois anos por latifundiários. O assassino, Vitalmiro Bastos de Moura, foi condenado a 30 anos de prisão.

A matéria informou, ainda, sobre a tentativa de amenizar o caso por parte da governadora do Pará, Ana Julia Carepa, que pressionou o chefe de polícia Raimundo Benassuly a deixar o cargo após o escândalo tornar-se público.

Para Márcia Soares, advogada e defensora dos direitos humanos que reside na cidade de Nova Iorque, a cadeia tornou-se símbolo de tudo o que é errado no Brasil. Márcia disse que, apesar da menina ter aspecto de adolescente, nem a juíza ou os responsáveis pelo caso exigiram documentos que comprovassem sua maioridade.

Ao término da matéria, o jornal lembrou que a garota só foi removida da carceragem após moradores próximos da cadeia ouvirem seus gritos. A menina e sua família estão sobre proteção da Justiça Brasileira

.