NYT repercute prisão de menina em cela com homens no PA
NYT repercute prisão de menina em cela com homens no PA
NYT repercute prisão de menina em cela com homens no PA
Na edição desta quarta-feira (12), o jornal The New York Times expôs os abusos do sistema prisional brasileiro, relembrando o caso da menina de 15 anos presa por 26 dias em uma cela com 34 homens em Abaetetuba, Pará.
O jornal lembrou os momentos de agonia da garota, que era constantemente torturada, estuprada e, por vezes, trocava sexo por comida.
O New York Times comentou que os policiais responsáveis pela cadeia simplesmente deram as costas para a violência sofrida pela menor. A garota teve a cabeça raspada com uma faca para que seu visual fosse semelhante ao de um garoto. As autoridades brasileiras, informou o NYT , culpam a jovem por mentir sobre sua idade.
"O caso da menina serve como alerta para a falta de rigidez das autoridades na região amazônica". Para reforçar seu argumento, o NYT relembrou o caso da missionária Dorothy Mae Stang, 73, morta há dois anos por latifundiários. O assassino, Vitalmiro Bastos de Moura, foi condenado a 30 anos de prisão.
A matéria informou, ainda, sobre a tentativa de amenizar o caso por parte da governadora do Pará, Ana Julia Carepa, que pressionou o chefe de polícia Raimundo Benassuly a deixar o cargo após o escândalo tornar-se público.
Para Márcia Soares, advogada e defensora dos direitos humanos que reside na cidade de Nova Iorque, a cadeia tornou-se símbolo de tudo o que é errado no Brasil. Márcia disse que, apesar da menina ter aspecto de adolescente, nem a juíza ou os responsáveis pelo caso exigiram documentos que comprovassem sua maioridade.
Ao término da matéria, o jornal lembrou que a garota só foi removida da carceragem após moradores próximos da cadeia ouvirem seus gritos. A menina e sua família estão sobre proteção da Justiça Brasileira
.






