NYT recebe prêmio de ética por cobertura do WikiLeaks

NYT recebe prêmio de ética por cobertura do WikiLeaks

Atualizado em 18/03/2011 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.

NYT recebe prêmio de ética por cobertura do WikiLeaks

O jornal The New York Times foi declarado o ganhador do prêmio Payne Awards 2011 de Ética no Jornalismo, nesta sexta-feira (18), devido ao tratamento dado a cobertura dos documentos vazados do WikiLeaks . O evento ocorre na Universidade de Oregon, no dia 20 de abril.
Segundo o site journalism.co.uk, os juízes do prêmio levaram em consideração a qualidade de apuração do jornal e de seu editor Bill Keller por tratarem o editor chefe do WikiLeaks Julian Assange como fonte e não parceiro,por preocuparem-se em consultar fontes alternativas e oficiais, e por explicarem para o público o material vazado, que muitas vezes eram de difícil compreensão e muito "cru".
O NYT, junto com o jornal inglês The Guadian e a revista alemã Der Spiegel , foram os primeiros parceiros do controverso site, para exposição dos documentos na mídia. O NYT esteve envolvido nos três maiores vazamentos do WikiLeaks- Os documentos da guerra do Afeganistão da Guerra do Iraque e os despachos diplomáticos americanos.
"Nós não podemos superestimar as pressões políticas de todos os lados" disseram os juízes, "Em alguns casos, vidas estavam em jogo. O Times gastou tempo e recursos para fazer um magnífico trabalho com sua investigação e reportagem."
O tratamento dado aos documentos vazados naão agradaram ao site de Assange. O jornal também recusava-se a linkar suas matérias ao WikiLeaks por acreditar que o site não teve um rígido cuidado em preservar informações que prejudicariam vidas. O WikiLeaks rompeu a parceria com o NYT .
Keller sugeriu em janeiro que o Times também considerava criar um "WikiLeaks" nos moldes do próprio jornal, para que os colaboradores pudessem vazar informações diretamente para a redação nova iorquina.

Leia Mais