NYT questiona defesa de Hillary a subsídios do álcool

NYT questiona defesa de Hillary a subsídios do álcool

Atualizado em 29/02/2008 às 11:02, por Redação Portal IMPRENSA.

NYT questiona defesa de Hillary a subsídios do álcool

O jornal norte-americano The New York Times , aponta um possível conflito de interesses entre os votos de Hillary Clinton no Senado americano sobre o álcool e doações à sua campanha de uma empresa que investe no setor. Apesar da reportagem, o jornal não tem preferências quanto ao partido republicano, uma vez que, há poucos dias, questinou a relação de John McCain com os lobbies em uma matéria polêmica.

"Hillary Clinton defendeu uma lei que daria bilhões em incentivos federais ao álcool e, sobretudo, em seu estado-base, Nova York, trabalhou em prol de um ambiente de negócios favorável aos investimentos em etanol procurados por amigos de seu marido e apoiadores políticos seus", diz o texto colocado no site do jornal.

A reportagem relata eventos da Clinton Global Initiative, um híbrido de entidade filantrópica e rede de investidores montada pelo ex-presidente Bill Clinton que, entre outras coisas, é um defensor da produção de combustíveis de menor emissão de gases efeito-estufa, como o álcool.

O jornal também faz referência à Yucaipa Companiesm fundo de investimento privado e eventual beneficiário da lei defendida por Hillary.

De acordo com informações publicadas no jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira (29), a Yucaipa investiu milhões na Cilion Inc. que está construindo usinas de álcool pelos EUA e, mais especificamente, no estado de Nova York em que teria recebido "ajuda" do gabinete da candidata democrata. Estas supostas ações vão desde a promoção de fóruns de investidores sobre álcool à oferta dos serviços de sua equipe.

Leia mais