NYT deve abrir conteúdo do site na rede
NYT deve abrir conteúdo do site na rede
NYT deve abrir conteúdo do site na rede
O The New York Times quer que seus leitores tenham acesso às suas notícias fora do jornal impresso e do site. Na semana passada, o diário mais influente do mundo anunciou que quer ter seu conteúdo, ainda este ano, presente em blogs, lojas virtuais e até em mapas do Google Earth.
A idéia é "abrir o site do Times para o conteúdo fazer parte da internet", disse o responsável pela área de tecnologia do jornal, Marc Frons, em entrevista à Agência Estado. Ele disse que listas de eventos, resenhas de restaurantes e receitas de culinária já publicados estão sendo organizados para poderem ser "combinados" com outros sites. Ao acessar, por exemplo, o Google Earth, abrirá um link com os restaurantes que o NYT já resenhou em um determinado local. "Estamos em transição de site de notícias para uma plataforma que distribui notícias", afirmou.
Em uma decisão pioneira, o jornal anunciou, na última quarta-feira (4) que liberará os códigos que possibilitam acesso a seu conteúdo, conhecidos como APIs, para programadores externos - e também do jornal - desenvolverem as "combinações mais diversas".
Frons lembrou que o Times está presente no Facebook e, em breve, também poderá ser acessado no MySpace e no Orkut. "Os jornais não podem mais ser só jornais. Têm de ser produtores de conteúdo para todas as mídias", alertou. De acordo com ele, os jornais precisam buscar inovações, "caso não procurem, já estão mortos".
Ele ressaltou ainda que o impresso continua responsável pela maioria dos anunciantes, mas está em declínio. "Precisamos que o online cresça muito mais rápido. Está muito claro que a internet será o principal meio de anúncios para a mídia".
Com informações da Agência Estado
Leia mais






