NY Post pede desculpas por charge que associava Obama a chimpanzé

NY Post pede desculpas por charge que associava Obama a chimpanzé

Atualizado em 20/02/2009 às 09:02, por Redação Portal IMPRENSA.

NY Post pede desculpas por charge que associava Obama a chimpanzé

O jornal New York Post se desculpou, na noite da última quinta-feira (19), por ter publicado uma charge que foi interpretada como uma comparação entre o presidente Barack Obama e um chimpanzé morto pela polícia. Por meio de um editorial, o veículo disse que o objetivo era zombar da lei de estímulo econômico, e não provocar ofensas aos negros. A informação é da AP. O pedido de desculpas foi publicado após uma manifestação de quase 200 pessoas, que pediram "boicote ao Post", por levantar estereótipos racistas no país.

O diário classificou ainda de "oportunistas" as pessoas que exploraram a imagem entre os leitores. As desculpas do Post foram interpretadas como "limitadas" pelo líder dos Direitos Civis, Al Shapton, que ajudou a organizar o protesto em frente ao tablóide.

A charge é de autoria de Sean Delonas e se referia a um chipanzé chamado Travis, morto pela polícia de Connecticut, na última segunda-feira (16), após atacar e defigurar o rosto de uma amiga de sua dona. O desenho mostra o animal sendo morto pelas autoridades, sob a legenda "Eles terão que encontrar alguém para escrever o próximo pacote de estímulo".

Alguns manifestantes criticaram o tom racista da charge e a "brincadeira" com a morte do animal. Outros disseram que a imagem induz a um possível assassinato de Barack Obama.

Crédito da foto: Divulgação

Leia Mais

-

-