Newsweek usa editorial para explicar redução à metade de sua tiragem
Newsweek usa editorial para explicar redução à metade de sua tiragem
Newsweek usa editorial para explicar redução à metade de sua tiragem
PorEm editorial publicado na revista Newsweek dessa semana - bem como em seu site - o editor Jon Meacham justifica a redução do número de exemplares da semanal pela metade.
O texto, intitulado " A new magazine for a changing world " ("Uma nova revista para um mundo em mudança", em livre tradução), expõe que não é "segredo que o negócio de jornais enfrenta problemas". Ele acrescenta que "instituições norte-americanas que já foram lucrativas buscam maneiras de financiar suas operações".
De acordo com Meacham, a edição "que chega às bancas esta semana é a primeira de uma Newsweek reinventada e repensada". Segundo ele, o novo formato adotado pela revista representa um "esforço em fazer reportagens originais e provocantes".
O editorial da publicação, ao contrário do esperado, não mostra hostilidade ao aumento pela procura de notícias na Web, mas salienta que a rede mundial "cumpre bem o papel dos jornais, publicando instantaneamente manchetes, opiniões e análises" - o que, de acordo com o texto, obrigou muito jornais a mudar seu formato de produção.
A partir de agora, segundo Meacham, a revista oferecerá dois tipos de textos que se dividirão entre reportagens e artigos. Desse modo, a revista adotará função analítica em relação a fatos já concretos. O objetivo da iniciativa - finaliza o editor - é gerar debate e incitar pensamentos inesperados.
Leia mais






