Los Angeles Times pede desculpas por reportagem sobre ataque sofrido por rapper

Los Angeles Times pede desculpas por reportagem sobre ataque sofrido por rapper

Atualizado em 08/04/2008 às 14:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Los Angeles Times pede desculpas por reportagem sobre ataque sofrido por rapper

O jornal Los Angeles Times pediu desculpas nesta terça-feira (8) por uma reportagem feita sobre o ataque sofrido pelo rapper Tupac Shakur em 1994. Publicada em seu site no dia 17 de março, a retratação ocorreu depois de ser concluido que o texto foi redigido com base em informações "não confiáveis".

O artigo em questão, intitulado "Ataque contra Tupac Shakur provoca guerra no mundo do hip-hop", assinado por Chuck Philips, anunciava "novos" dados sobre o caso, incluindo detalhes extraídos de documentos do FBI.

No entanto, após uma investigação interna, o jornal concluiu que os documentados foram "fabricados", razão pela qual decidiu pedir desculpas pela reportagem publicada em seu site e em sua edição impressa.

A reportagem descrevia os fatos ocorridos em 30 de novembro de 1994, quando três homens atiraram em Tupac Shakur em Nova York, e vinculava ao rapper Sean Combs a tentativa de assassinato. Antes de morrer em outro ataque dois anos depois, Tupac afirmou várias vezes que suspeitava do envolvimento de aliados de Combs na primeira emboscada.

De acordo com a história do LA Times , o empresário James Rosemond, o promotor James Sabatino e Jacques "Haitian Jack" Agnant - figura da cena do hip-hop nova-iorquino - foram organizadores do ataque de 1994.

Em comunicado, Combs disse que a história publicada era uma mentira: "É algo ridículo e completamente falso". Rosemond também veio a público dizer que as acusações eram "falsas".

O jornal acredita que foi Sabatino quem fabricou os documentos do FBI, por isso também se retratou de qualquer informação que, de alguma forma, sugira que Rosemond, Sabatino e Agnant "orquestraram ou desempenharam um papel no ataque a Shakur". Além disso, também nega que Combs sabia de antemão das intenções daqueles que atiraram no rapper assassinado.


Com informações da EFE

Leia mais