Le Monde entra com processo contra governo francês por violação de fonte

Le Monde entra com processo contra governo francês por violação de fonte

Atualizado em 21/09/2010 às 10:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Le Monde entra com processo contra governo francês por violação de fonte

Agência Brasil
Nicolas Sarkozy

Os advogados do jornal francês Le Monde abriram processo contra o governo da França por violação de sigilo de fonte jornalística. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo , a publicação acusa o Estado francês de ter ordenado aos serviços de espionagem que descobrissem a identidade da fonte usada na reportagem sobre o escândalo financeiro envolvendo a herdeira da L´Oreal, Liliane Bettencourt, a mulher mais rica do país.

O Le Monde alega, também, que a atitude violaria a legislação francesa, criada em 1881, que defende a liberdade de imprensa. A lei havia recebido uma emenda feita pelo presidente da França Nicolas Sarkozy, em janeiro deste ano, que afirma que o sigilo da fonte é protegido pelo exercício jornalístico de levar informação ao público.

No início deste mês, o ministro do Interior francês, Brice Hortefeux, tentou desmentir as acusações do Le Monde. Hortefeux declarou que o Estado tem o "dever" de investigar casos de vazamento de informações, mas que a presidência não havia ordenado a espionagem da fonte. O ministro disse, ainda, que a iniciativa do gabinete de Sarkozy teria como objetivo a identificação e o afastamento de um funcionário que teria agido de maneira "desleal".

Leia mais

-
-