Gazeta Mercantil suspende demissões até nova reunião com o SJSP
Gazeta Mercantil suspende demissões até nova reunião com o SJSP
Gazeta Mercantil suspende demissões até nova reunião com o SJSP
PorApós negociação com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), o jornal a Gazeta Mercantil decidiu suspender a demissão de vinte jornalistas até que seja realizada nova reunião para tratar do assunto na próxima segunda-feira (25) ou terça-feira (26). De acordo com decisão anterior da empresa, os profissionais seriam dispensados nesta sexta-feira (22).
O acordo ocorreu quando o SJSP tomou conhecimento da possibilidade de demissões e solicitou, por meio de um ofício, que fosse marcada imediatamente uma reunião e com a diretoria do diário para negociações e o estabelecimento de um compromisso que assegurasse os empregos até uma nova negociata.
Ainda segundo o SJSP, durante o encontro ocorrido na tarde da última quinta-feira (21), o secretário-geral do sindicato, André Freire, foi "escoltado" para fora do prédio pelo diretor jurídico da empresa, Djair de Souza Rosa, e não pôde entregar um informativo explicando a situação dos profissionais.
O diretor jurídico Djair de Souza disse ao Portal IMPRENSA que não houve "escolta" ou qualquer sugestão para que André Freire deixasse o prédio. "Eu o acompanhei até a porta como sempre faço com todas as pessoas que vêm aqui", disse. Ele esclareceu que não impediu a distribuição do jornal sindical, mas informou que, naquele momento, entrarna redação seria prejudicial ao andamento do diário por conta do alvoroço que uma discussão poderia gerar. "Não dava para entrar na redação àquela hora. Só isso", afirmou Djair.
A situação do grupo CBM
Tanto os funcionários da Gazeta quanto os da Editora Peixes, do grupo CBM (Cia. Brasileira de Multimídia), têm trabalhado sob condições adversas. Além das seguidas quebras de acordos e atrasos de salários - segundo o SJSP - os empregados da empresa têm de lidar com cortes no fornecimento de energia e problemas com a gráfica responsável pela impressão do material produzido, já que é terceirizada.
Em razão destes fatos, uma Assembleia Extraordinária Específica foi marcada com os jornalistas para o próxima dia 27, às 15h, na empresa.
Leia mais






