Folha publica editorial na capa após críticas de Lula à imprensa

Folha publica editorial na capa após críticas de Lula à imprensa

Atualizado em 27/09/2010 às 11:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Folha publica editorial na capa após críticas de Lula à imprensa

O editorial do último domingo (26) do jornal Folha de S.Paulo foi publicado na capa do veículo, em resposta às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o trabalho da imprensa na cobertura das eleições. Intitulado "Todo poder tem limite", o texto falou sobre o posicionamento da mídia e do próprio jornal durante o período eleitoral e sobre a forma como o líder brasileiro se refere aos meios de comunicação.

De acordo com a Folha , o fato de o governo Lula ter conquistado melhorias nos setores econômicos e sociais não indica que pode se julgar "acima de críticas". "O direito de inquirir, duvidar e divergir da autoridade pública é o cerne da democracia, que não se resume apenas à preponderância da vontade da maioria", publicou o jornal.

O editorial afirma que é função da imprensa independente revelar notícias que denunciam desvios de integrantes do governo, de políticos, como contrapeso às "ondas eleitorais avassaladoras, ainda que passageiras". A Folha citou casos de entidades públicas que teriam sido usadas para espionar adversários e alavancar a campanha da candidata Dilma Rousseff (PT).

"Esta Folha procura manter uma orientação de independência, pluralidade e apartidarismo editoriais, o que redunda em questionamentos incisivos durante períodos de polarização eleitoral", declarou a publicação paulista. O jornal afirma, ainda, que tanto o presidente como sua candidata teriam se limitado a "vituperar a imprensa, exercendo seu próprio direito à livre expressão".

O jornal adverte os petistas de que suas críticas "somente redobram a confiança na utilidade pública do jornalismo livre", e que as tentativas para controlar a imprensa serão repudiadas.

Diferente do jornal O Estado de S. Paulo , que declarou apoio à candidatura de José Serra (PSDB), a Folha não manifestou voto.

Leia mais

-
-