Folha de S.Paulo aprova fim da exigência do diploma no jornalismo
Folha de S.Paulo aprova fim da exigência do diploma no jornalismo
O jornal Folha de S.Paulo mostrou-se favorável ao fim da obrigatoriedade do diploma no exercício do jornalismo, aprovado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (17). A posição do veículo vem à tona por meio de editorial publicado nesta sexta-feira (19). Para a Folha , a decisão da corte contribui para a liberdade de informação e profissional no país.
No embasamento ,o jornal paulistano ressalta que a obrigatoriedade, aprovada em lei pelo regime militar em 1969, dividiu a categoria e o sindicato dos jornalistas e veículos de imprensa. A Folha reforça a tese defendida por ministros do STF, de que a exigência do diploma, por restringir o acesso à profissão, torna-se "inconstitucional".
Segundo o editorial, por questões concorrenciais, as instituições de ensino superior seriam as mais beneficiadas com a exigência do diploma. Para a Folha , a medida, caso fosse aprovada, daria uma espécie de "reserva de mercado" aos alunos dos cursos de jornalismo.
O jornal discorre ainda que o jornalismo, bem como as demais profissões da economia brasileira, é passível de erros de apuração e redação. Segundo o veículo, o fato de um profissional possuir diploma específico na área não o torna livre de equívocos.
Ao fim, a Folha expressa a posição de que o fim da obrigatoriedade resultará na ampliação do direito à informação e liberdade profissional, preceitos, segundo o veículo, compatíveis com o jornalismo contemporâneo.
Leia Mais
-






